Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Bragança: Maior número de sempre de mulheres na corrida a presidente

As eleições autárquicas, em Bragança, vão ter o maior número de sempre de candidatas a presidente de câmara com nove mulheres a tentarem chegar à cadeira do poder num distrito onde a liderança municipal é um exclusivo dos homens.

Em Mirandela, duas mulheres, Júlia Rodrigues pelo PS e Graça Calejo pelo CDS-PP tentam conquistar um bastião social-democrata.


Outras duas mulheres, Berta Nunes do PS e Teresa Rodrigues da CDU concorrem à Câmara de Alfândega da Fé liderada pelo PSD.


A CDU é a que mais mulheres apresenta como cabeça de lista, apostando também em Isaura Costa, em Freixo de Espada à Cinta, Rosa Neves, em Miranda do Douro e Antónia Torres, em Vimioso.


O Bloco de Esquerda candidata Liliana Fernandes à principal câmara do distrito, a de Bragança.


Mulher e independente são as características da candidatura de Olímpia Candeias, um quadro do PSD, que decidiu avançar à Câmara de Carrazeda de Ansiães, depois de ter sido preterida pelo partido.


Os independentes são também uma novidade nas autárquicas de 11 de Outubro neste distrito, com um antigo dirigente do PS, Humberto Rocha, a avançar sozinho para a Câmara de Bragança.

Ao todo cerca de 50 candidatos concorrem à presidência das 12 câmaras do distrito de Bragança, partilhadas há mais de 20 anos pelo PSD e PS, depois do CDS-PP ter perdido terreno no final da década de 1980 com a mudança de presidentes para as fileiras social-democratas.

O PSD tem oito dos 12 municípios e não recandidata três dos actuais autarcas com Arsénio Pereira a concorrer em vez de João Carlos Figueiredo, em Alfândega da Fé e Américo Tomé para o lugar de Manuel Rodrigo, em Miranda do Douro.

José Luís Correia tenta manter o lugar deixado vago em Carrazeda de Ansiães por Eugénio de Castro, que esteve 20 anos à frente do município.

Nos restantes concelhos social-democratas, Jorge Nunes tenta um quarto mandato, em Bragança, Beraldino Pinto o terceiro, em Macedo de Cavaleiros, José Silvano o quinto, em Mirandela, Moraes Machado o terceiro, em Mogadouro, e José Rodrigues também concorre pela terceira vez em Vimioso.

Nos municípios socialistas, o PSD apresenta António Morgado, em Freixo de Espada à Cinta, Nuno Gonçalves, em Torre de Moncorvo, Carlos Costa, em Vinhais e Paulo Renato, em Vila Flor.

O PS recandidata os quatro autarcas do distrito com um caso recorde de longevidade, Aires Ferreira, o autarca socialista mais antigo do país que corre para um sétimo mandato à frente do município de Torre de Moncorvo.

Em Vila Flor, Artur Pimentel concorre ao quinto mandato, e José Santos e Américo Pereira ao segundo mandato em Freixo de Espada à Cinta e Vinhais, respectivamente.

Nos restantes concelhos, as candidaturas do PS são protagonizadas por Jorge Gomes, em Bragança, Berta Nunes, em Alfândega da Fé, Augusto Faustino, em Carrazeda de Ansiães, Rui Vaz, em Macedo de Cavaleiros, Artur Nunes, em Miranda do Douro, Júlia Rodrigues, em Mirandela, Fernando Meira, em Mogadouro, e Jorge Fernandes, em Vimioso.

O CDS-PP não tem candidatos em dois concelhos (Vimioso e Miranda do Douro) e concorre coligado com o PSD em cinco, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo.

Os populares apostam em Guedes de Almeida, em Bragança, Graça Calejo, em Mirandela, Armando Pacheco, em Mogadouro, Fernando Ferreira, em Vila Flor e Mário Gonçalves, em Vinhais.

Além das candidatas mulheres, os cabeça de lista da CDU são José Castro, em Bragança, Manuel Carlos Madureira, em Carrazeda de Ansiães, Carlos Cunha, em Macedo de Cavaleiros, David Garrido, em Mirandela, Francisco Madruga, em Mogadouro, Sidónio Fernandes, em Torre de Moncorvo, Rui Tadeu, em Vila Flor, e Dinis Lousada, em Vinhais.


O Bloco de Esquerda avança ainda com candidaturas em Mirandela e Carrazeda de Ansiães, protagonizadas por Fernando Bebiano e José Mesquita.

Sem comentários:

Enviar um comentário